
-
Arquitetos: KOSMOS Architects
- Área: 90 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Laurian Ghinitoiu, Leonid Slonimskiy, Josema Cutillas, Sara Cuerdo


Descrição enviada pela equipe de projeto. Como alternativa à arquitetura de temporadas excessivas e de curto prazo dos festivais temporários, o Pavilhão Off-Season pela KOSMOS propõe buscar os recursos disponíveis localmente em Logroño e dar-lhes uma nova vida temporária fora do seu ciclo produtivo.


A instalação revela os materiais escondidos da indústria agrícola local: os chamados 'jaulones de vino', enormes gaiolas de metal usadas para armazenar garrafas de vinho em grandes adegas. Esses cubos de armazenamento têm uma temporalidade sazonal muito clara: cheios de garrafas em uma parte do ano e vazios e não utilizados em outra, que, neste caso, felizmente coincide com o tempo do Festival Concentrico.

Com seu telhado escalonado, o pavilhão tipologicamente se assemelha a um galpão agrícola e a uma basílica tradicional, referindo-se tanto a práticas produtivas/trabalhistas quanto sociais/espirituais. Colocado em uma plataforma ao lado da Igreja de Santiago el Real, oferece sombra e um lugar para se reunir. Malhas douradas das gaiolas criam um intricado jogo de luz e sombras e transformam o espaço em um labirinto de salas desmaterializadas.

O projeto é realizado com o apoio da produção Ebro SAME, do Conselho de Arte Suíço Pro Helvetia e dos Vinicultores Pernod Ricard.


















